Agenda: 5º Festival de História em Diamantina

Notícia: 53ª Semana Mineira de Folclore
23 de agosto de 2019

Festival de História terá quinta edição em Diamantina em outubro

Sob o eixo temático Histórias de cor e de sangue, o 5º Festival de História (fHist) acontecerá em Diamantina (MG) entre os dias 2 e 5 de outubro de 2019. Evento literário único no País focado nos temas históricos, o fHist contará com uma intensa e criativa agenda de atividades, cujos objetivos maiores são os de propiciar a interação e sinergia de renomados autores, historiadores, pesquisadores e jornalistas com o grande público e democratizar o acesso aos conhecimentos históricos em uma perspectiva multidisciplinar inovadora.

Na quinta edição em outubro, o Festival oferecerá nada menos do que oito mesas de debates, uma conferência magna e um aulão de História, dois mini-cursos e quatro oficinas, dez lançamentos de livros com prosa com autores e duas apresentações artísticas musicais ambientadas nos palcos da bela paisagem cultural da cidade mineira que em 2019 comemora os 20 anos do seu reconhecimento como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Fazendo História

Sucesso de público, as quatro edições bienais do fHist já reuniram mais de dez mil participantes, comprovando que o interesse pela História transcende cada vez mais as fronteiras acadêmicas. Nas edições anteriores, o Festival reuniu frente a frente com o público, historiadores, jornalistas e escritores renomados, do Brasil e do exterior, como Bóris Fausto, Beatriz Sarlo, Kenneth Maxwell, Lilia Schwarcz, John Dinges, Júnia Furtado, Ronaldo Vainfas, Heloísa Starling, Fernando Morais, Mário Magalhães, Macaé Evaristo, Kabengele Munanga, Dulce Pandofi, Angelo Carrara, Lira Neto e Rodrigo Patto Sá Mota, entre outros.

A programação cultural foi também sucesso de público nas edições anteriores, entrelaçando-se às mais genuínas manifestações populares, como a Festa do Rosário de Diamantina e a Braga Romana da milenar cidade portuguesa, onde o 3º fHist teve uma etapa em 2015. E tudo isso em meio a espetáculos e apresentações de tirar o fôlego, como as “Leituras Poéticas” de Maria Bethânia, o hip hop misturado de Flávio Renegado, a poesia de periferia de Sérgio Vaz ou as performances artísticas, musicais e teatrais de Arnaldo Antunes, do percussionista congolês Mamour BA, da atriz Zezé Motta, do Mestre Conga e do ator Paulo Betti.

Inscrições

As inscrições para o 5º fHist serão abertas em maio e como nas edições anteriores, apenas a programação oferecida na “Tenda da História” será paga. As demais atividades serão oferecidas gratuitamente, com participação limitada à capacidade dos espaços. Em breve, mais informações sobre a programação serão reportadas no portal oficial do fHist na Internet.

Realização da Stratégia e da Nota Comunicação, o 5º Festival de História conta com o patrocínio de Furnas Centrais Elétricas e apoio da Cemig, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

fonte: www.festivaldehistoria.com.br/

Compartilhe!

Sob o eixo temático Histórias de cor e de sangue, o 5º Festival de História (fHist) acontecerá em Diamantina (MG) entre os dias 2 e 5 de outubro de 2019.Evento literário único no País focado nos temas históricos, o fHist contará com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *